
Nossa tragetória
O ano era 1992. Mais precisamente no dia 01 de fevereiro surgia a "Lambda Telecomunicações e Eletricidade Ltda". Empresa de engenharia criada pelos sócios Bernardo Afonseca e Jonas Cruz com foco na implantação e manutenção de redes de radiocomunicação no estado de Minas Gerais.
Em setembro de 1994 assume a razão social de "Lambda Telemática Ltda".
Em agosto de 1998 um novo sócio, Luiz Felipe Bauer Maciel, passa a fazer parte da empresa assumindo a diretoria comercial.
Com o passar dos anos clientes importantes foram consolidados:
-
IEF Instituto Estadual de Florestas
-
Telemig - Telecomunicações de Minas Gerais (Telemar)
-
Luccent Batik S/A
-
INFRAERO
-
Marinha do Brasil
-
TIM Celular
-
Companhia Vale do Rio Doce (Vale)
-
CENIBRA - Celulose Nipo Brasileira S/A
-
Acesita Energética S/A
-
COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais
-
ELETRONORTE - Centrais Elétricas do Norte do Brasil
-
PMMG - Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
-
Exército Brasileiro - 4º Região Militar
O portfólio de serviços foi crescendo e outras atividades passaram a fazer parte do nosso trabalho:
-
Execução de 1.850 testes de propagação em campo, realizados em diversas localidades dos estados de MG, ES, RJ, PE e PI para projeto e dimensionamento de enlaces de rádio ponto a ponto nas faixas de VHF e UHF.
-
Execução de 350 testes de prospecção em campo para dimensionamento de enlaces de rádio em SHF.
-
Manutenção em campo dos sistemas de rádio de baixa capacidade em VHF e UHF da Telemar nos estados de MG e PE.
-
Manutenção em laboratório de placas eletrônicas de TPCI - Telefone Público de Cartão Indutivo.
-
Substituição (modernização) de 26.000 telefones públicos no estado de MG.
-
Triagem técnica em 84.000 Telefones Públicos no estado de Minas Gerais.
-
Instalação de 140 enlaces de rádio digital em MG - Programa de Universalização das Telecomunicações.
-
Manutenção preventiva e corretiva em sistemas de rádio multiacesso, monocanal, tricanal e plataforma celular (Radio e Telefone Público Celular) em 119 municípios do Estado de Minas Gerais e 89 municípios do estado de Pernambuco, totalizando uma planta de 2.450 equipamentos.
-
Montagem, instalação e testes de Centrais Telefônicas no estado de MG, nas cidades de Belo Horizonte, Curvelo, Buenópolis, Corinto, Jequitaí, Várzea da Palma, Diamantina, Pirapora e Buritizeiro, totalizando 45.358 assinantes.
-
Projeto, dimensionamento e implantação de radioenlace ligando o Aeroporto de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Estado do Amazonas, ao Departamento de Proteção ao Voo de Ponta Pelada em Manaus (AM).
-
Projeto, dimensionamento e implantação de radioenlace ligando o GTA do Aeroporto Júlio César (Belém) ao Aeroporto Internacional de Val de Cães, em Belém (PA).
-
Projeto, dimensionamento, fornecimento e instalação Rádios Digitais para interligação de Aeroportos ao Sistema de Controle de Tráfego Aéreo nas seguintes localidades: Aeroporto Júlio César (Belém-PA), Aeroporto de Tucuruí (Tucuruí-PA), Aeroporto de Itacoatiara (Itacoatiara-Am), Aeroporto de Barra do Garça (Barra do Garça-MT), Aeroporto de Bom Jesus da Lapa (Bom Jesus da Lapa-BA), Aeroporto Carlos Prates (Belo Horizonte-MG), Aeroporto de Jacarepaguá (Rio de Janeiro-RJ).
-
Revitalização do Parque de Antenas dos Postos de Transmissão e Recepção da Estação de Rádio da Marinha em Brasília (DF).
-
Desenvolvimento e implantação de Sistema de Posicionamento Eletrônico para antenas instaladas na Estação de Rádio da Marinha em Brasília (DF).
-
Varredura de espectro de frequências em 160 localidades nos Estados de MG, BA e SE para verificação e denúncias de interferências visando a implantação de sistemas de telefonia celular da Tim.
-
Projeto, dimensionamento e licenciamento das redes de rádio para combate a incêndio florestal em 12 Reservas Florestais no Estado de Minas Gerais.
-
Fornecimento e instalação de UPS (Uninterruptible Power Supply) para Radar de Controle de Tráfego Aéreo no Aeroporto de Macaé (RJ).
-
Manutenção no Sistema de Balizamento Noturno da pista de pouso do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
-
Fornecimento e implantação do Sistema de Alimentação em corrente contínua para a subestação das seguintes localidades: Distrito Industrial e complexo administrativo “Luz Para Todos” na cidade de Boa Vista (RR).
-
Fornecimento e implantação do Sistema de Alimentação em corrente contínua para o Projeto do Anel Ótico do prédio da Eletronorte na cidade de Brasília (DF).
-
Fornecimento e implantação do Sistema de Alimentação em corrente contínua para a Sala de Telecomunicações da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na cidade de Tucuruí (PA).
-
Construção do Campo de Antenas do Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, na cidade de Salvador (BA), envolvendo construção de Shelter em alvenaria, fornecimento e instalação de sistema de climatização, sistema de detecção de incêndio, grupo motor gerador, torre metálica autoportante de 30 metros, distribuição de rede telefônica e lógica com lançamento de fibras ópticas.
-
Construção do Campo de Antenas do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), envolvendo fornecimento e instalação de sistema de climatização, 4 torres metálicas autoportantes e distribuição
de rede telefônica e lógica com lançamento de fibras ópticas. -
Revitalização do Grupamento de Navegação Aérea do Aeroporto de Poços de Caldas (MG).
Em junho de 2004 Sr. Luiz Felipe Bauer Maciel se retira da sociedade.
Em outubro de 2005 a empresa troca sua razão social para "Afonseca Cruz Telemática e Logística Ltda".
Em setembro de 2010, com a saída do sócio Jonas Cruz, a empresa passa a ser administrada pelo sócio remanescente, Bernardo Afonseca.
Em setembro de 2018 é criada a empresa "Afonseca Automação & Controle EIRELI", empresa individual sob a responsabilidade do Sr. Bernardo Afonseca, dando sequência às atividades da extinta "Afonseca Cruz Telemática e Logística Ltda" com foco em novas tecnologias, nas seguintes áreas de atuação:
-
Projeto e dimensionamento de sistemas de radiocomunicação profissional.
-
Licenciamento de sistemas de radiocomunicação junto á ANATEL.
-
Consultoria plena em sistemas de radiocomunicação, com foco em regulação ANATEL.
-
Desenvolvimento de soluções tecnológicas de IoT - Internet das Coisas.
-
Monitoramento remoto de máquinas e equipamentos com foco em ativos do agronegócio.

